19 de abril de 2014

Canais infantis podem desaparecer sem publicidade

Novo Infantil
Mais um polêmico projeto de lei tramita na Câmara, agora o alvo é a publicidade infantil veiculada na TV por assinatura. A ideia vem sendo criticada duramente por anunciantes e representantes dos canais pagos e abertos, que alegam que caso a proposta seja aprovada, os canais infantis vão desaparecer, segundo nota publicada pela Folha de São Paulo.

O projeto de lei 702/11, é de autoria do deputado Áureo (SDD-RJ), e tem como objetivo acabar com a publicidade voltada para o público infantil na TV aberta e fechada no horário das 7h às 22h. Pessoas favoráveis a lei alegam que as crianças são influenciadas facilmente e precisam ser protegidas deste tipo de coisa. O lado contra diz que isso é censura. O projeto deverá ser votado na Câmara ainda este semestre.
Os canais dizem que a medida vai fazer com que as crianças deixem de assistir a televisão, já que praticamente todo conteúdo exibido precisa de publicidade para se sustentar.
Para a TV aberta, que praticamente está dizimando a programação infantil, a medida teria um impacto menos devastador. Já na TV por assinatura, onde praticamente todos os infantis lotam seus intervalos com publicidade para crianças, o estrago seria muito pior, o que nos levaria aos primórdios da TV paga quando nenhum canal exibia propagandas e sim chamadas de suas atrações durante os comerciais.

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